Em uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo M...

Em uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público, foi proferida sentença de procedência dos pedidos, com aplicação da sanção de perda da função pública ao réu, que é servidor público.

A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que a imposição da referida sanção

  • 28/07/2020 às 11:05h
    4 Votos

    Basta comprovar e praticou tal conduta e como todo mundo sabe a sanção quando ocorrer o trânsito e julgado. Que impossibilita recursos. 

  • 09/03/2021 às 09:46h
    4 Votos

    Assertiva C.


    De acordo com a Lei 8.429/92 - Improbidade Administrativa -, pode ocorrer a perda da função pública nas três situações descritas - enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e contra os princípios da Administração Pública. 


    O dano financeiro ao patrimônio é uma das situações possíveis que podem ensejar a perda da função pública, porém não a única. Desta forma, poderia existir uma assertiva:


    "retardar ou praticar, indevidamente, ato de ofício, sendo imprescindível, para a pena, o trânsito em julgado".


    Assim, nesta hipótese não teria a comprovação do dano financeiro.


    Quanto ao trânsito em julgado, o STJ já reconhecer, de forma pacífica, que para efetivação da perda da função pública é necessário o trânsito em julgado da sentença, tendo em vista o princípio do "in dubio pro reo" (até que existam chances de recurso o réu não pode ser penalizado definitivamente).

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis