A ação penal pública pode ser incondicionada ou condicion...

A ação penal pública pode ser incondicionada ou condicionada à representação. Em relação à ação penal pública condicionada à representação, há a exigência da manifestação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo. Acerca da ação penal pública condicionada à representação, assinale a opção correta.

  • 13/04/2020 às 04:27h
    30 Votos

    A) A representação é uma condição de procedibilidade da ação penal, e sua ausência impede o Ministério Público de oferecer a denúncia. CORRETA



    B) Opera-se a decadência da ação penal condicionada à representação se o direito de representar não for exercido no prazo de seis meses, a contar da data do fato criminoso.  ERRADO (a contar da data após o oferecimento da denúncia) 



    C) O ofendido pode, a qualquer tempo, exercer o direito de se retratar da representação, sendo a extinção da punibilidade sem resolução de mérito o efeito da retratação. ERRADO (após o oferecimento da denúncia, a titularidade é do MP, o ofendido ñ decidde mais sobre os rumos do proccesso)



    D) A ação penal pública condicionada à representação é essencialmente de interesse privado e regida pelos princípios da conveniência e oportunidade. ERRADO (característica da acao penal privada)



    E) A irretratabilidade da representação inicia-se com a instauração do inquérito policial. ERRADO (Pode ser antes do oferecimento da denúncia).


     

  • 02/04/2020 às 02:16h
    6 Votos

    DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941.


    Art. 5o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado:

    I - de ofício;

    II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

    Art. 24. Nos crimes de ação pública, esta será promovida por denúncia do Ministério Público, mas dependerá, quando a lei o exigir, de requisição do Ministro da Justiça, ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

    § 1o No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão. (Parágrafo único renumerado pela Lei nº 8.699, de 27.8.1993)

    Art. 25. A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia.

    Art. 29. Será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.

    Art. 38. Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do art. 29, do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.

    Art. 49. A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá.

  • 09/06/2020 às 11:22h
    4 Votos

    Art. 38.  Salvo disposição em contrário, o ofendido, ou seu representante legal, decairá no direito de queixa ou de representação, se não o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do art. 29 (ação penal privada subsidiária da pública), do dia em que se esgotar o prazo para o oferecimento da denúncia.


    Art. 25.  A representação será irretratável, depois de oferecida a denúncia. oferenceu a denúncia é irretratável, lembre-se não confunda oferecimento com recebimento. 


    A ação penal pública condicionada à representação é essencialmente de interesse público e é redigida por princípios da ação penal pública. 


     

  • 13/01/2021 às 10:12h
    1 Votos

    A- Cera


    B- a contar da data do conhecimento do autor do fato


    C-não é a qualquer tempo, precisa ser antes do oferecimento da denúncia. E nos casos da lei maria da penha deve ser até o recebimento da denúncia


    D- a letra b responde

  • 12/08/2020 às 01:30h
    0 Votos

    Ação penal privada = Queixa


    Ação Penal Publica = Denuncia

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis