A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.O l...
A liderança democrática, também conhecida como liderança participativa ou compartilhada, é um estilo de liderança no qual os membros do grupo assumem um papel mais participativo no processo de tomada de decisão.
A liderança burocrática é aquela que garante que os seus trabalhadores ou subordinados sigam as regras ao pé da letra. Este tipo de liderança é apropriada em algumas circunstâncias. Por exemplo, quando há riscos de segurança no trabalho (exemplo: os operários trabalham com máquinas perigosas ou substâncias tóxicas). O líder garante que tudo o que fazem é preciso e necessário. Poderíamos dizer que o líder burocrático tem uma “folha de atuação” que o guia a como agir no trabalho. Este líder não é um líder empático, não está preocupado com a motivação dos membros da sua equipe, nem com o desenvolvimento pessoal destes. Como já mencionado, este tipo de liderança poderia ser útil e mostrar certos benefícios, como nos casos em que o trabalho é perigoso.
Navegue em mais questões