Juan Mesquita é brasileiro naturalizado, tem 55 anos de i...

Juan Mesquita é brasileiro naturalizado, tem 55 anos de idade e acaba de se aposentar. Antes da aposentadoria, ocupava emprego público de fisioterapeuta em Hospital Municipal. Candidatou-se em concurso público para o cargo efetivo de fiscal de rendas do Estado e foi aprovado. Sabe-se que dispõe da escolaridade exigida para o cargo, goza de boa saúde física e mental, está em dia com suas obrigações militares e eleitorais e em pleno gozo de seus direitos políticos. Considerando a situação descrita, é correto concluir que Juan

  • 11/03/2021 às 04:35h
    11 Votos

    empregado público é regido pela CLT, logo, quando se aposenta, ele vai para o Regime GERAL de Aposentadoria (INSS). Logo, acabou o vínculo público que ele possuía.


    Assim, não haverá problema caso ele tome posse num Cargo público EFETIVO, que possui um Regime PRÓPRIO (estatutário).


     


    Revista EXAME sobre o tema: "Porém, há um detalhe importante a ser considerado. Se o aposentado era empregado público, ou seja, contava com relação de natureza celetista, significa que a aposentadoria está vinculada ao Regime Geral de Previdência Social (INSS). E no caso, tendo sido rompido o contrato de trabalho, não haveria obstáculo para se tornar titular de um cargo público.


     


    Com isto, um aposentado em cargo público não pode, como regra, prestar concurso para outro cargo ou emprego público. Porém, um aposentado de emprego público pode prestar novo concurso sem qualquer restrição."

  • 18/05/2020 às 12:23h
    7 Votos

    então ele pode exercer o cargo e continuar aposentado?

  • 07/07/2021 às 10:11h
    6 Votos

    Esta certa galera,pois já olhei na BANCA OFICIAL (FCC)  e é LETRA D


    Para esta questão você  tinha que pensar que ele já está aposentado no regime GERAe ele já trabalhou na área da saúde(Hospital),logo ele poderia prestar o concurso pro regime PRÓPRIO.


    Esta questão foi uma pegadinha para induzindo o candidato sair do raciocínio.


    JAMAIS DESISTA DOS SEUS SONHOS,POIS TENHO CERTEZA QUE VAI CONSEGUIR!

  • 05/06/2020 às 10:21h
    0 Votos

    Emprego público de fisioterapia, não se aplica a regra de acumulação.


    Entao pode acumular.

  • 13/05/2020 às 12:19h
    0 Votos

    Também achei essa questão um pouco confusa

  • 09/09/2020 às 02:10h
    0 Votos

    Não encontrei a justificativa dessa acumulação já que a regra constitucional que veda a acumulação vale para cargos, empregos e funções. Se alguém tiver, por favor exponha. 

  • 04/06/2020 às 06:24h
    -1 Votos

    Acredito que a questão esteja errada, pois Juan tinha acabado de se aposentar, logo teria que pedir sua desaposentação para poder assumir outro cargo.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis