Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, o...

#Questão 844047 - Pedagogia, , IBADE, 2020, Prefeitura de Vila Velha - ES, Provas: Professor - Séries Iniciais Professor - Coordenador Professor - Pedagogo

Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial. E outra, que se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista. Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações. Nesse contexto começam as críticas àquelas concepções mais tradicionais e técnicas do currículo, e as teorias críticas do currículo efetuaram uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais. Entre os estudos pioneiros está a obra de Althusser. Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”. Já a escola capitalista, “enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista”. Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:

  • 02/07/2020 às 08:33h
    0 Votos

    Para Althusser, em seu ensaio, a ideologia é constituída por aquelas crenças que nos levam a aceitar as estruturas sociais (capitalistas) existentes como boas e desejáveis, mas esta definição muda-se na segunda parte de seu ensaio. A produção e a disseminação da ideologia é feita pelos aparelhos ideológicos de estado, entre os quais se situa de modo privilegiado, na argumentação de Althusser, justamente a escola.


    Bourdieu e Passeron já se centram nas culturas dominadas, em vez de um currículo e uma pedagogia baseados na cultura dominante, como o de Althusser. O que a análise de Bourdieu e Passeron propõem através do conceito de pedagogia racional consiste em advogar uma pedagogia e um currículo que reproduzam, na escola, para as crianças das classes dominadas, aquelas condições que apenas as crianças das classes dominantes têm na família.


     


    Fonte: http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/ep445/g4u4.htm

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis