INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à ques...

INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão .

TEXTO IV

“Causou-me certa irritação ler um folheto, no consultório do meu médico, alertando sobre o perigo de parar de tomar comprimidos de antibiótico antes do tempo prescrito. Não há nada de errado no aviso em si, mas a justificativa apresentada preocupou-me. O folheto explica que as bactérias são ‘espertas’ e ‘aprendem’ a lidar com antibióticos. Presumivelmente os autores acharam que o fenômeno da resistência aos antibióticos seria mais fácil de entender se eles o chamassem de aprendizado em vez de seleção natural. Mas falar em esperteza e aprendizado para bactérias é confundir o público, e sobretudo não ajuda o paciente a compreender por que ele deve seguir a instrução de continuar tomando comprimidos até o fim. […] Se entre as bactérias houver variação genética que as torne mais suscetíveis ao antibiótico do que outras, uma dose intermediária será sob medida para uma seleção benéfica aos genes que favorecem a resistência.” 

Disponível em: <encurtador.com.br/dCKMP >.
Acesso em: 16 nov. 2019 [Fragmento adaptado].
O autor desse texto defende a ideia que

  • 01/09/2020 às 01:20h
    0 Votos

    A) ERRADA.  o texto do folheto deve ser escrito de forma MENOS COLOQUIAL para compreensão de seus leitores.


    B) ERRADA. EXPLICAÇÃO de termos científicos pode ajudar na compreensão dos leitores e sensibilizá-los em relação ao assunto.


    C) ERRADA. o uso de LINGUAGEM COLOQUIAL, como as utilizadas no trecho, prejudica a compreensão dos usuários das informações do folheto. NÃO HÁ METÁFORA PORQUE NÃO COMPAROU AS BACTÉRIAS COM ALGO OU ALGUÉM.


    D) CERTA. a explicação do que ocorre, do ponto de vista científico, pode ajudar na compreensão, por parte dos leitores, do problema.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis