O aplicador do direito, ao interpretar as normas constitu...

O aplicador do direito, ao interpretar as normas constitucionais pretendendo otimizar-lhes a eficácia, sem alterar o seu conteúdo, lança mão do princípio da

  • 16/09/2020 às 03:09h
    6 Votos

    PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS


    1. PRINCIPIO DA MÁXIMA EFETIVIDADE: DEVE EXTRAIR DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS O SENTIDO DE MAIOR EFICÁCIA,BUSCANDO A SUAS POTENCIALIDADES. 


    2. PRINCIPIO DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO: OCORRE QUANDO TEMOS NORMAS COM MAIS DE UMA INTERPRETAÇÃO E SENDO ASSIM DEVEMOS SELECIONAR AQUELA QUE POSSUI MAIS CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO.


    3. PRINCIPIO DA HARMONIZAÇÃO OU CONCORDÂNCIA PRÁTICA: QUANDO ESTIVERMOS DIANTE DE CONFLITO DE BENS JURÍDICOS DEVEMOS HARMONIZAR E ADEQUAR PARA QUE NÃO OCORRA O SACRÍFICO DE UM EM RELAÇÃO AO OUTRO.


    4. PRINCIPIO DO EFEITO INTEGRADOR: DEVE BUSCAR SOLUÇÕES QUE PROPICIEM A INTEGRAÇÃO SOCIAL A A UNIDADE POLÍTICA NA APLICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA.


    5. PRINCIPIO DA JUSTEZA OU CONFORMIDADE FUNCIONAL: ESTABELECE QUE A INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL NÃO PODE CHEGAR A UM RESULTADO QUE SUBVERTA OU PERTUBE O ESQUEMA ORGANIZATÓRIO FUNCIONAL ESTABELECIDO PELA CF

  • 27/05/2019 às 12:23h
    3 Votos


    O princípio da máxima efetividade das normas constitucionais (ou princípio da interpretação efetiva) consiste em atribuir na interpretação das normas oriundas da Constituição o sentido de maior eficácia, utilizando todas as suas potencialidades.


    Esse princípio é utilizado com maior incidência no âmbito dos direitos fundamentais, embora devesse ser aplicado a todas as normas constitucionais.


    FONTE:https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2046824/no-que-consiste-o-principio-da-maxima-efetividade-das-normas-constitucionais-leandro-vilela-brambilla


  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis