A respeito da prática profissional do assistente social, ...
Responde tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro pólo pela mediação de seu oposto. Participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, dá resposta às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora e da reprodução do antagonismo nesses interesses sociais, reforçando as contradições que constituem o móvel básico da história (IAMAMOTO e CARVALHO, 2003, p. 75).
Assim é a raiz da dimensão ídeo-política da intervenção profissional do assistente social. Esta dimensão não deriva da vontade ou da intenção, nem tão pouco da atuação ou do compromisso do assistente social com os interesses dos trabalhadores ou com as demandas do capital. Ela configura-se na medida em que a intervenção profissional é polarizada pelas estratégias desenvolvidas pelas diferentes
classes sociais. E, somente através da compreensão desta dimensão, o profissional pode ser capaz de elaborar estratégias de atuação que venham a fortalecer os interesses do capital ou do trabalho.
Navegue em mais questões