Entre as teorias pedagógicas identificadas por Libâneo (2...
Gabarito: letra D
O Neotecnicismo está associado a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo. Pressupõe a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.
A corrente racional tecnológica busca seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando desenvolver habilidades e destrezas para formar o técnico. Caracteriza-se pela introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos, incluindo os computadores e as mídias. Uma derivação dessa concepção é o currículo por competência, na perspectiva economista, em que a organização curricular resulta de objetivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominados pelos alunos no percurso de formação.
Apresenta-se sob duas modalidades:
- ensino de excelência, para formar elite intelectual e técnica para o sistema produtivo;
- ensino para formação de mão de obra intermediária, centrada na educação utilitária e eficaz para o mercado.
Atualmente a sociedade do conhecimento está ligada ao processo produtivo. Os profissionais necessitam de alto grau de desenvolvimento e capacidades intelectuais:
- abstração
-rapidez de raciocínio
-visão global do processo de trabalho
Os objetivos educacionais com a influência da tecnologia da informação e comunicação, é desenvolver com competência cognitivas e operacionais com a utilização do computador.
As crianças de hoje, vivem inseridas num mundo técnico informacional, diante de imagens e textos. A aprendizagem está centrada mais no " saber fazer" do que no "saber".
Nos jovens, com a democratização da sociedade supõe uma educação básica, desenvolvendo as capacidades cognitivas de modo que aprendam a se expressar, a compreender diferentes contextos da realidade e pensar estrategicamente.
Referência: As Teorias Pedagógicas Modernas Revistadas pelo Debate Contemporâneo na Educação (José Carlos Libâneo).
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