Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes. ...
A partir de 1960, pedagogos e outros teóricos da educação acharam conveniente, para fins de análise, distinguir o currículo em três tipos:
O primeiro refere-se ao chamado "currículo formal"(prescrito), que é o currículo em sua forma mais idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes. Ex: Diretrizes curriculares
No segundo tipo, o “currículo real”, esse conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar. Adaptações feitas cotidianamente pelo professor e as estratégias usadas para aproximar a temática de suas realidades.
O terceiro, o “currículo oculto”, é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares.
Fonte: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html
Navegue em mais questões