Trata-se de uma modalidade de comunicação entre unidades ...

Trata-se de uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. É, portanto, uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, utiliza-se para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Sua tramitação em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Quanto à sua forma, segue o padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Assinale a alternativa que apresenta o documento de comunicação oficial, cujo conceito foi descrito no enunciado da questão.

  • 21/08/2019 às 03:03h
    9 Votos

    está questão poderia ser anulada, pois levando em consideração o novo manual:


    O padrão ofício Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era: a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia; b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Atenção:Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial.

  • 12/07/2019 às 05:32h
    9 Votos

    Trata-se de uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.... já pode parar aqui.


    Msm órgão--- memorando

  • 05/08/2019 às 12:39h
    6 Votos

    memorando nao existe mais 

  • 24/02/2020 às 06:43h
    2 Votos

    O PADRÃO DE OFÍCIO (pagina 27 do manual de de atos da presidencia)
    Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
    A distinção básica anterior entre os três era:
    a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
    b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
    c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.


    Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas trêshipóteses.


     


    ref: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis