Analise as seguintes ocorrências da partícula ‘se’ presen...
( F ) Porque a linha 2 classifica - se como Pa ( partícula apassivadora ) , pois quando fazemos a pergunta para o verbo obtemos a resposta isso. Pensava - se ( isso)
Na linha 35 a partícula tem função reflexiva.
Para se motivar sozinho
Ele motiva a si mesmo sozinho.
( F ) Não é IIS ( ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO) e sim uma PA
( V )
(F) Na linha 02, a partícula ‘se’ é classificada da mesma forma que a segunda ocorrência da linha 35 ? INCORRETO. LINHA 02: [...] porque se pensava que nascíamos com um determinado (=o "se" é uma partícula apassivadora, ele faz parte da voz passiva sintética, para ter certeza, passamos para a voz passiva analítica: isso era pensado). LINHA 35: [...] você tem dificuldade para se motivar sozinho (=o "se" é um pronome reflexivo, ele equivale a "a si mesmo")= CLASSIFICAÇÕES DIFERENTES.
(F) A partícula ‘se’ da linha 12 é classificada como índice de indeterminação do sujeito ? INCORRETO. [...] Observou-se que novos neurônios haviam sido gerados em seu hipocampo (=o "se" é uma partícula apassivadora, ele faz parte da voz passiva sintética, para ter certeza, passamos para a voz passiva analítica: isso foi observado).
(V) A partícula ‘se’ da linha 13 é uma conjunção, ligando a oração subordinada à principal ? CORRETO. Curiosamente, se o animal parasse de fazer esse exercício, os neurônios jovens desapareciam (=o "se" é uma conjunção subordinativa condicional, ele equivale a "caso" e dá início a uma oração subordinada adverbial condicional).
Navegue em mais questões