“Ninguém se esqueceu da enxurrada de tuítes enraivecidos ...

#Questão 821993 - Língua Portuguesa, Emprego do SE, IDECAN, 2018, Advocacia-Geral da União (AGU), Técnico em Comunicação Social (Área de Especialização: Comunicação Social)

“Ninguém se esqueceu da enxurrada de tuítes enraivecidos trocados há apenas um ano por Trump e o presidente nortecoreano – ‘fogo e fúria’, o ‘grande botão’ nuclear etc.” (linhas 21 a 24)

A respeito do período acima, analise as seguintes afirmativas:

I. O SE se classifica como pronome reflexivo.

II. A retirada do SE do período não provoca alteração de sentido nem constitui inadequação à norma culta.

III. A posição do SE no período poderia ser enclítica, sem constituir violação à norma culta da língua.

Assinale

  • 29/07/2019 às 05:40h
    13 Votos

    Com os verbos LEMBRAR, ESQUECER E RECORDAR jamais o SE será reflexivo. A retirada do SE constitiu em uma inadequação à norma culta, pois nessa frase o SE é parte integrande do verbo(PIV). O SE não pode ficar enclítico já que NINGUÉM é palavra atrativa.


    Com os pronomes(me, te, se, nos vos, se) na mesma pessoa do verbo - coisa esquecida, lembrada ou recordada = objeto indireto e o pronome não exercerá função sintática = parte integrante do verbo(PIV).


    Exemplo: ESQUECI-ME  DO LIVRO.


                                PIV   OBJETO INDIRETO

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis