À Administração Pública cabe a possibilidade de rever as ...

À Administração Pública cabe a possibilidade de rever as decisões por ela proferidas. No que diz respeito aos recursos administrativos, à luz da Lei n° 9.784/99, é correto afirmar que:

  • 06/06/2019 às 08:03h
    32 Votos

    Letra A (Errada) - Art.56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.


     


    Letra B (Errada) - Art.57 - O recuso administrativo tramitará no maximo por três intâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.


     


    Letra C (Errada- Art.56.§2º - Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução.


     


    Letra E (Errada- Art.56.§1º - O recurso será dirigido a autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará a autoridade superior.


    Resposta D - Art.56.§3º

  • 17/09/2019 às 04:19h
    3 Votos

    A.Cabe recurso em face de razões de legalidade, mas não de mérito.(Errada)


     Art.56 - Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.


    B.Em regra, o recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas.(Errada)


     Art.57 - O recuso administrativo tramitará no maximo por três intâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.


    C.A interposição de recurso administrativo, em regra, depende de caução.(Errada)


     Art.56.§2º - Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução.


    D.Se o recorrente alegar que a decisão administrativa contraria enunciado de súmula vinculante, caberá à autoridade prolatora da decisão impugnada, se não a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso à autoridade superior, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso.


    Resposta D - Art.56.§3º CORRETA


    § 3o  Se o recorrente alegar que a decisão administrativa contraria enunciado da súmula vinculante, caberá à autoridade prolatora da decisão impugnada, se não a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso à autoridade superior, as razões da aplicabilidade ou inaplicabilidade da súmula, conforme o caso.


     E.O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de dois dias, o encaminhará à autoridade superior.(Errada)


     Art.56.§1º - O recurso será dirigido a autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará a autoridade superior.


     


     

  • 03/12/2019 às 06:39h
    2 Votos

    Correta: letra D


    A letra (a) está errada porque cabe também quanto ao mérito. A letra (b) também está errada porque são até 3 instâncias administrativas, mas se a lei trouxer algo diferente, pode ter até mais instâncias. A letra (c) está errada por causa da Súmula vinculante nº 5 que não deve cobrar custas em recursos administrativos pelo princípio da gratuidade # dos processos judiciais cujo princípio, em regra é o da onerosidade. A letra (d) é a correta porque é a letra seca de lei corretamente. E a letra (e) está errada porque o prazo de reconsideração é de 5 dias. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis