A partir da leitura de Aristóteles (Ética a Nicômaco), as...

A partir da leitura de Aristóteles (Ética a Nicômaco), assinale a alternativa que corresponde à classificação de justiça constante do texto:

“... uma espécie é a que se manifesta nas distribuições de honras, de dinheiro ou das outras coisas que são divididas entre aqueles que têm parte na constituição (pois aí é possível receber um quinhão igual ou desigual ao de um outro)...”

  • 24/06/2021 às 11:35h
    0 Votos

     Em uma de suas principais obras, “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende a ideia de que o homem só tem importância enquanto integrante da Polis, onde prevalece a organização da sociedade a partir das leis. O homem só se desenvolveria em um meio político, onde seria possível alcançar a sua finalidade, que é a felicidade (eudaimonia). A felicidade, entretanto, não seria um sentimento, mas a ação através da qual o cidadão da Polis realizaria suas aptidões, mediante a prática das virtudes.


    As virtudes, segundo Aristóteles, seriam um agir com moderação. A virtude podia ser entendida como o equilíbrio das ações, um meio-termo entre se exceder e se abster de alguma conduta.


    Com essas reflexões Aristóteles afirma que a justiça também só será justiça se houver equilíbrio em sua concretização. Para Aristóteles, o estudo da ética era importante para a melhoria das vidas das pessoas, uma vez que os princípios éticos estariam voltados à concretização do bem-estar humano.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis