Em relação à fisiopatologia do choque, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa correta.
1. Choque cardiogênico.
2. Choque séptico - primeira fase.
3. Choque séptico - segunda fase.
4. Choque hipovolêmico.
5. Choque anafilático.
( ) A diminuição do volume intravascular resulta em diminuição do retorno venoso para o coração e subseqüente enchimento ventricular diminuído. Conseqüentemente, o volume sistólico e o débito cardíaco estão diminuídos. Há queda da pressão arterial. A pele fica fria e úmida.
( ) O débito cardíaco está comprometido. O volume sistólico e a freqüência cardíaca diminuem, há queda na pressão arterial e a perfusão tecidual fica comprometida. O músculo cardíaco não recebe sangue suficiente. O ventrículo não ejeta todo volume sangüíneo na sístole. O paciente pode ter dor anginosa e desenvolver arritmias.
( ) O débito cardíaco está elevado, com vasodilatação. Ocorre freqüência respiratória elevada, taquicardia e diminuição da pressão arterial.
( ) O débito cardíaco está baixo, com vasoconstrição, para compensar a hipovolemia intravascular. Ocorre queda da pressão arterial e freqüência cardíaca e respiratória elevadas. A pele fica fria e pálida.
( ) Ocorre vasodilatação devido liberação de substâncias vasoativas pelos mastócitos, além de permeabilidade disseminada.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}