Em relação à Administração Pública, julgue os itens de 6...

Em relação à Administração Pública, julgue os itens de 61 a 65. É consequência do princípio da indisponibilidade do interesse público a realização de licitação para celebração de contratos administrativos.

  • 04/06/2019 às 09:20h
    72 Votos


     A administração não tem a livre disposição dos bens e interesses públicos, porque atua em nome de terceiros. Para esta razão é que os bens públicos só podem ser alienados na forma em que a lei dispuser. Da mesma forma, os contratos administrativos reclamam como regra, que se realize licitação para encontrar quem possa executar obras e serviços de modo mais vantajoso para a Administração. - José dos Santos (Manual de Direito Administrativo.)


     



  • 28/10/2019 às 02:52h
    23 Votos

    indisponibilidade do interesse público apresenta-se como a medida do princípio da supremacia do interesse público. Explica-se. Sendo a supremacia do interesse público a consagração de que os interesses coletivos devem prevalecer sobre o interesse do administrador ou da Administração Pública, o princípio da indisponibilidade do interesse público vem firmar a ideia de que o interesse público não se encontra à disposição do administrador ou de quem quer que seja.


    Exemplificando: a necessidade de procedimento licitatório para contratações é exigência que atende não apenas a legalidade, mas também o interesse público. Se o administrador desobedece esta imposição, agride o interesse público que, sendo indisponível, não pode ser desrespeitado.

  • 20/10/2020 às 02:17h
    2 Votos

    Não seria consequência do princípio da isonomia?

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis