A edição de um decreto municipal que, pretendendo incenti...

A edição de um decreto municipal que, pretendendo incentivar a reciclagem de lixo, estabelece a concessão de prêmios aos moradores que conseguirem comprovar determinadas quantidades de seleção, coleta e entrega nas oficinas especializadas, bem como estabelece multas para aqueles que não o fizerem,

  • 10/01/2020 às 10:40h
    12 Votos

    Poder Regulamentar nao pode: 


    *Inovar


    *Alterar


    *Contrariar


    *Extinguir


    Apenas dispor sobre normas para dar fiel execução as leis, ou seja, nao pode inovar no mundo juridico.


     

  • 01/10/2019 às 02:27h
    4 Votos

    Poder Regulamentar ( ou Normativo)


    É o poder conferido aos chefes do Executivo para editar decretos e regulamentos, com a finalidade de oferecer fiel execução à lei, ou completá-la se for o caso.


    Ao poder Regulamentar (ou normativo) não cabe contrariar a lei, sob pena de sofrer invalidação . Seu exercíco somente pode-se dar em conformidade com o conteúdo da lei e nos limites que ela impuser. 


    Fonte: Coleção Concursos Públicos - Passo a passo decisivo para sua aprovação. Direito Administrativo Número 8

  • 30/01/2020 às 04:52h
    1 Votos

    Existem dois tipo de decretos: a) o regulamentar b) o autônomo (também chamado de independente). Feitos pelo chefes do executivo; sendo que no autônomo ele pode ser delegável (mas é exceção). O primeiro serve para complementar a lei (norma primária) - virando então norma secundária; e o segundo, serve para organizar a administração pública, mas não pode gerar despesas e não pode criar ou extinguir ministérios, órgãos ... coisas do tipo ... porque isso só pode ser feito por lei ... e aí já é com o legislativo... neste caso aí ela gerou despesa ... então não pode ser feito via decreto. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis