Acerca das relações teóricas estabelecidas pelas contas n...
Boa noite, Produto Agregado é tudo que é produzido na Economia.
Para produzir, então, a empresa deverá pagar uma remuneração a um fator de produção. Se for o fator de produção Terra, a empresa pagará um aluguel. O aluguel, portanto, é a remuneração do fator de produção Terra. Se a empresa quiser usar o fator de produção capital, deverá pagar juros. Juros, então, são a remuneração do fator de produção capital. E se a empresa quiser usar o fator de produção trabalho, deverá pagar o salário, remuneração deste fator de capital. Ficou faltando a renda da própria empresa, os lucros, que serão obtidos quando a empresa conseguir vender sua produção no mercado.
Quando o trabalhador vender sua mão de obra para a empresa, ele receberá o salário. E esse salário (sua renda) será usado para comprar e consumir outros bens e serviços. Ou seja, com base na produção realizada pelo trabalhador, há uma troca: a empresa fica com a produção gerada e o trabalhador com a renda de seu salário.
Ou seja, com a venda de seu produto, a empresa receberá renda, mas deverá pagar o salário do trabalhador (renda do trabalhador). Já o trabalhador irá ofertar sua mão de obra e contribuir para a produção da empresa, mas em troca receberá a remuneração do seu fator de produção trabalho (salário).
Repare que o montante produzido deverá ser igual à renda gerada, pois, para produzir, a empresa precisa pagar a remuneração dos fatores de produção (juros, salários, aluguéis) e, quando vender sua produção, a empresa obterá renda própria, os lucros.
Navegue em mais questões