Acerca de armazenamento de dados, julgue os itens seguint...

Acerca de armazenamento de dados, julgue os itens seguintes. Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento.

  • 27/06/2020 às 12:53h
    6 Votos


    Storage NAS


    Network Attached Storage, mais conhecido pela sua sigla NAS, consiste, resumidamente, em uma rede de servidores conectada em um conjunto de discos com ampla capacidade de armazenamento.


    Um dos grandes diferenciais desse sistema de armazenamento em rede é a utilização de softwares exclusivos para o gerenciamento de dados, proporcionando uma troca mais eficiente dos mesmos. Além disso,  a transferência deles é realizada em nível de arquivo e não em bloco como nos outros.


    A utilização de discos em conjunto faz com que seja possível selecionar a capacidade necessária para cada negócio, sendo que a quantidade de espaço impacta diretamente no custo de implantação do sistema.


    O NAS pode ser classificado por meio da quantidade de discos que possui e, pela presença ou não, de discos na hora de adquirir os equipamentos:



    • Single-Drive ou Multi-Drive: alguns sistemas NAS são compostos de apenas um disco, sendo denominados, logicamente, de Single-Drives. Já os que possuem dois ou mais são conhecidos como Multi-Drive;

    • Diskless ou Diskfull: podem ser adquiridos sem discos, sendo que o cliente instala quantos e quais desejar, nesse caso são os Diskless. Os equipamentos que já vêm com os discos instalados e configurados são os Diskfull.


    Uma das principais diferenças entre NAS, DAS e SAN é que o sistema NAS utiliza rede TCP/IP, formando um armazenamento na rede local. Enquanto a SAN, por exemplo, usa tecnologias como o Fibre Channel.


    Storage DAS


    Já o Direct Atached Storage, ou simplesmente DAS, é um sistema mais simples, sendo qualquer equipamento de armazenamento ligado em uma rede de computadores, como as gavetas de HDs conectadas em portas eSATAs.


    Ao contrário do NAS, esse sistema não utiliza uma conexão de rede, ele é ligado diretamente a um computador da rede, sendo aplicado, primordialmente, como extensor de armazenamento, sem um sistema operacional próprio.


    O NAS possui custo menor de implantação, porém não possibilita a troca de dados com outros equipamentos, o que pode limitar muito o uso desse serviço.


    O Storage SAN


    Por último, o Storage Area Networké formado pelo isolamento do sistema de estocagem da rede, ou seja, cria-se uma rede apenas para o armazenamento, utilizando storages e servidores.


    Como faz uso de uma rede exclusiva, esse serviço consegue atingir velocidades superiores em comparação ao serviço NAS, já que a aplicação de LAN acarreta em concorrência de conexão e, consequentemente, perda de velocidade.


    Nesse sistema é possível destacar duas tecnologias:



    • Fibre Channel: associada à rede de armazenamento que atua como via de alta velocidade, sendo que o sistema FC pode chegar até 16 Gbps sem configurações de maximização de velocidade. Nesse protocolo, os servidores são conectados aos equipamentos de armazenamento de modo direto, ou com a aplicação de Switches.

    • Ethernet: a partir desse protocolo iSCSI, é possível empregarr uma rede de menor custo para o armazenamento, conseguindo mesmo assim, altas velocidades, as quais podem alcançar a marca de 10 Gbps.


    Principais diferenças entre NAS, DAS e SAN e aplicações


    É importante compreender quais são os principais pontos que diferenciam esses sistemas e como melhor aproveitar cada vantagem oferecida por eles.


    De maneira geral e simples, podemos diferenciá-los pela utilização da rede, o que impacta diretamente no custo do investimento e na qualidade do serviço.


    O sistema DAS, por exemplo, não possui uma rede compartilhada, e se aplica, principalmente, às rotinas de backup e à melhora no desempenho de alguns softwares que necessitam de mais espaço.


    Já os sistemas NAS e SAN possuem redes compartilhadas, a grande diferença entre eles está na exclusividade da rede. Ou seja, no sistema NAS, o armazenamento é conectado a que já existe entre os computadores. Já no outro, cria-se uma totalmente única e exclusiva.


    O NAS aplica-se às empresas que necessitam, além do armazenamento de dados, de acesso às informações armazenadas e uso dos dados contidos. Ele ainda possui sistema operacional próprio, o que facilita as ações computacionais e melhora a eficiência de processamento de dados. O grande diferencial dessa tecnologia é que os dados ficam disponíveis em todos os computadores da rede.


    Já o terceiro sistema é quase exclusividade de grandes corporações, uma vez que o investimento se torna superior e justifica-se pela grande eficiência de troca de dados, com segurança superior, além da conectividade com vários servidores.


    Vantagens e limitações de cada sistema


    O armazenamento é importante para todos, seja pequena, média ou grande empresa. Porém o custo de implantação e os benefícios do sistema de armazenamento nem sempre são viáveis.



    • DAS: possui baixo custo de implantação e simplicidade, porém apresenta grande limitação de trocas de dados e menor velocidade se comparado aos demais;

    • NAS: o sistema operacional próprio e a conexão TCP/IP solucionam a limitação do DAS, mas para grandes empresas com muitas operações simultâneas, esse sistema pode ficar sobrecarregado e com baixa velocidade;

    • SAN: possuem alta velocidade e conexão exclusiva com os servidores, sendo o mais complexo e eficiente. Porém, este desempenho está acompanhado de maior custo, tornando-se inviável para pequenas e médias empresas, em geral.


    Os sistemas de armazenamento evoluem constantemente e apresentam variações de uso, indo desde sistemas mais simples para backups, aos mais complexos compartilhamentos de servidores. Por essa razão, é de suma importância conhecer as diferenças entre NAS, DAS e SAN e, assim, saber qual a melhor opção para cada empresa.


    Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse assunto? Converse conosco, deixe seu comentário e siga nossas redes sociais para estar por dentro das novidades de TI.



     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis