Entre as gerações de computadores, uma delas foi marcada ...

Entre as gerações de computadores, uma delas foi marcada pela utilização de circuitos integrados construídos com componentes discretos, como transistores, resistores e capacitores, que eram fabricados separadamente, encapsulados em seus próprios recipientes e soldados ou ligados com fios a placas de circuito, por meio da técnica conhecida como wire-up. Trata-se da

  • 16/03/2019 às 02:34h
    30 Votos


    • A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. 

    • A segunda geração de computadores foi marcada pela substituição da válvula pelo transistor. O transistor revolucionou a eletrônica em geral e os computadores em especial. Eles eram muito menores do que as válvulas a vácuo e tinham outras vantagens: não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. No final da década de 50, os transistores foram incorporados aos computadores.


    • A terceira geração de computadores é marcada pela utilização dos circuitos integrados, feitos de silício. Também conhecidos como microchips, eles eram construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.



      Figura 1.16. Comparação do tamanho do circuito integrado com uma moeda (esquerda) e um chip (direita).










      images/historia-do-computador/circuito-integrado-comparacao-de-tamanho.jpg


      Mas o diferencial dos circuitos integrados não era o apenas o tamanho, mas o processo de fabricação que possibilitava a construção de vários circuitos simultaneamente, facilitando a produção em massa. Este avanço pode ser comparado ao advento da impressa, que revolucionou a produção dos livros.

       










      Didaticamente os circuitos integrados são categorizados de acordo com a quantidade de integração que eles possuem:




      • LSI (Large Scale Integration - 100 transistores): computadores da terceira geração

      • VLSI (Very Large Scale Integration - 1.000 transistores): computadores da quarta geração

      • ULSI (Ultra-Large Scale Integration - milhões de transistores): computadores da quinta geração





      Um computador que representa esta geração foi o IBM’s System/360, voltado para o setor comercial e científico.


      Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores?—?unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.


      Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.


      A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana.






  • 31/12/2020 às 09:45h
    8 Votos

    Computadores e suas Gerações.


    ---------------------------------------


    1ºGeração: Válvulas;


    2ºGeração: Transitores;


    3ºGeração: Circuitos Integrados;


    4ºGeração: Computadores Pessoais.

  • 16/03/2019 às 02:25h
    4 Votos

    http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch01s02.html

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis