A célula D1 do trecho de planilha Excel (versão 2016, em ...
É preferível já montar a fórmula com os dados da linha 4. A primeira parte ficará assim:
=SE(SOMA(A4:$C$1)>=SOMA($A$1:C5)
Lembrando que quando tiver o símbolo $, significa que a linha ou coluna não será alterada ao copiar a fórmula para outro local.
O raciocínio para a primeira soma (A4:$C$1) é que a conta vai pegar todas as células, igual se fosse A1:C4. Já o raciocínio da segunda soma ($A$1:C5) é simples, também vai pegar todas as células. Logo, os valores serão iguais e a condição SE será Verdadeira.
Por conta disso, agora vamos analisar a segunda parte da fórmula, que é MÁXIMO(A4:$C$4). Aquela última soma nem precisamos olhar pra ela, só se o resultado do SE fosse Falso, o que não é o caso.
A função MÁXIMO irá analisar apenas a linha 4, ou seja, os valores 4, 6 e 7. O maior número entre esses 3 é o 7, que é a resposta do exercício.
No enunciado é dito que a fórmula foi copiada da célula D1 para a célula D4. Nesse caso, a fórmula muda conforme a posição em que ela é colada.
Quando essa fórmula for colada na célula D4, ela ficará assim: =SE(SOMA(A4:$C$1)>=SOMA($A$1:C5);MÁXIMO(A4:$C$4);SOMA(A4:C4))
Logo, a resposta correta é 7.
A dica para questões em que são copiadas fórmulas para outras células, é reescrever a fórmula já considerando a referência da célula para qual deverá ou foi copiada.
No caso específico da questão, temos células que têm referência relativa (mudam linhas e colunas conforme copiadas) e referências absolutas (Não mudam, não importa para onde forem copiadas ou arrastadas as fórmulas).
Ao reescrever isso deve ser levado em consideração, as referências relativas irão mudar, as absolutas NÂO, logo temos:
=SE(SOMA(A4:$C$1)>=SOMA($A$1:C4);MÁXIMO(A4:$C$4);SOMA(A4:C4))
Sabendo que a função SE executa uma ação mediante uma condição, e que sua sintaxe (parâmetros, argumentos) é:
SOMA(condição; ação_se_condição_verdadeira; ação_se_condição_falsa)
Sabendo que a função Máximo irá exibir o máximo valor de um conjunto de números, e que sua sintaxe (parâmetros, argumentos é) é:
MÁXIMO(numero1;numero2...)
ou usando um intervalo de células:
MÁXIMO(CELULA_X:CELULA_Y)
Agora podemos concluir a análise da fórmula da questão, chegando a conclusão que a condição é VERDADEIRA, então a função que será executada será a função Máximo() que por sua vez terá resultado 7, como o máximo número do intervalo em questão.
Navegue em mais questões