A exploração da terra foi a base econômica da colonizaçã...

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

O esforço pela auto-suficiência brasileira na produção de petróleo, hoje conquistada, teve seu grande marco inicial na criação da PETROBRAS, no governo Vargas.

  • 26/04/2021 às 06:03h
    0 Votos

    Resposta Certo.


    Porém é preciso lembrar, que o Brasil é autossuficiente em petróleo mas, não possuiu autossuficiencia em seus derivados. Então, não adianta ter petróleo bruto (produto primário) e pagar pelo refino e seus diversos componentes (produtos secundários) em Dólar.


    O Brasil ganha $1 para retirar o produto e vende-lo no mercado internacional, e precisa pagar $5-6 para receber o benefício e revender ao consumidor interno.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis