Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral par...

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante.

Para fundamentar sua explicação, a estudante deveria ter mencionado a Revolução Liberal do Porto em Portugal, que assumiu como fundamento o rompimento do pacto colonial e fez de Dom Pedro I o protagonista da independência.

  • 07/01/2019 às 10:58h
    6 Votos

    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal . O movimento defendiam a volta imediata do rei para Portugal e a volta do Brasil à condição de colônia

  • 17/02/2020 às 05:08h
    3 Votos

    A Revolução Liberal do Porto defendia a RETOMADA do pacto colonial.

  • 15/08/2020 às 10:35h
    0 Votos

    Lei Feijó


     


    "Durante muitos anos a principal mão de obra no Brasil foi escrava, com negros trazidos do continente africano. Muitos senhores de terras e Portugal fizeram sua fortuna, lucraram baseados no sofrimento dessas pessoas. Ao longo dos anos, foram surgindo no mundo movimentos que eram contra esse tipo de exploração e faziam campanhas para que a escravidão chegasse ao fim. Esses eram os conhecidos movimentos abolicionistas cujas ideias acabaram chegando ao Brasil. Assim, várias leis começaram a surgir aqui no Brasil na tentativa de acabar com o tráfico de escravos e a primeira dessas leis foi a Lei Feijó, também conhecido como Lei de 7 de novembro de 1831, que foi a data de sua promulgação.


    Essa lei proibia a importação de escravos para o Brasil. A Lei Feijó foi promulgada mais pela pressão que os ingleses estavam fazendo ao Brasil para que houvesse a extinção do tráfico negreiro. Antes dessa lei, alguns acordos já haviam sido assinados entre o Brasil e a Inglaterra, mais especificamente desde a vinda da Família Real para o Brasil. Mas esses decretos não eram do agrado da Inglaterra que desejava mesmo o fim da escravidão no Brasil. Alguns pesquisadores apontam esse interesse de libertar os escravos da Inglaterra como sendo um interesse estritamente econômico, ou seja, a Inglaterra desejava expandir seu mercado consumidor, vender seus produtos para o Brasil, mas para isso, era necessário que houvesse pessoas para comprar esses produtos. "


    BRITO, Karinne Ferreira

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis