Na construção de um edifício de dois pavimentos em concr...

Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.

A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue os itens subsequentes.

A adoção de armaduras longitudinais de diâmetros excessivos oferece poucas dificuldades para a armação das vigas, pois, nesse caso, sua dobra pode ser facilitada mediante seu amolecimento com o uso de maçarico, de modo a garantir o raio de curvatura adequado.

  • 14/04/2020 às 07:55h
    1 Votos

    Na prática, como a dobra das armações no canteiro de obra é feita, na maioria das vezes, de forma manual, evita-se em projeto prever diâmetros de barra muito grandes. Maçarico também não é aconselhado, pois ao aquecer a barra esta pode perder suas características de resistência e pode romper ao ser solicitada.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis