O processo de construção de espaços saudáveis, acolhedor...

O processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços, para que estes sejam de fato produtores de saúde caracteriza a seguinte diretriz do HumanizaSUS:

  • 27/08/2019 às 01:57h
    1 Votos

    Acolhimento          


    Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede sócio-afetiva.   


    Gestão Participativa e cogestão            


    Cogestão expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação das tarefas da gestão - que se transforma também em espaço de realização de análise dos contextos, da política em geral e da saúde em particular, em lugar de formulação e de pactuação de tarefas e de aprendizado coletivo. 


    Clínica ampliada e compartilhada


    A clínica ampliada é uma ferramenta teórica e prática cuja finalidade é contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença. Permite o enfrentamento da fragmentação do conhecimento e das ações de saúde e seus respectivos danos e ineficácia.


    Valorização do Trabalhador                     


    É importante dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisão, apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho.


     


    Defesa dos Direitos dos Usuários          


    Os usuários de saúde possuem direitos garantidos por lei e os serviços de saúde devem incentivar o conhecimento desses direitos e assegurar que eles sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta


           

  • 07/12/2019 às 02:29h
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    Ambiência



     



    A PNH define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva. Em interface com os demais dispositivos da PNH, esse conceito envolve questões relativas a conforto, privacidade, acolhimento, integração, espaços de “estar”, assim como espaços que propiciem processo reflexivo, inclusão e participação. Na composição da Ambiência estão presentes elementos como: forma, cor, luz, cheiro, som, texturas etc. 


     


    Considerando essa conceituação, a PEH propõe atenção à busca dos seguintes objetivos:



    • Oferecer espaços de acesso e espera que diferenciem atendimentos preferenciais, que facilitem a priorização do atendimento e a movimentação de usuários e profissionais - diferenciação de urgências e emergências, entradas separadas para criança/gestante, priorização do atendimento a idosos, atenção especial aos grupos vulneráveis vítimas de violência e pessoas com necessidades especiais;



    • Oferecer espaços de atendimento ao paciente com privacidade e conforto;



    • Dispor de mobiliários confortáveis e colocados de forma a permitir a interação entre os usuários e destes com os profissionais;



    • Contribuir para que os espaços sejam contíguos ou permitam integração do trabalho multiprofissional;



    • Garantir fácil orientação e fluxo de deslocamento dos usuários entre as áreas e serviços;



    • Favorecer o acolhimento ao visitante oferecendo espaços de escuta, recepção e orientação;



    • Facilitar a participação do acompanhante ou familiar, disponibilizando conforto e acolhimento, áreas informes aos familiares, áreas de espera, convivência e descanso com assentos confortáveis e em quantidade compatível;


     


    • Respeitar peculiaridades culturais, sociais e religiosas;



    • Oferecer áreas de trabalho em grupo e espaços para reuniões interprofissionais;



    • Oferecer áreas de apoio em número e condições adequadas a todos os profissionais;



    • Oferecer áreas externas que favoreçam o acesso, a espera e o descanso de acompanhantes e trabalhadores.



     


    http://www.saude.sp.gov.br/humanizacao/areas-tematicas/ambiencia

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