Julgue os próximos itens, relativos à assistência de enfe...
Outra medida importante é o tratamento com zinco. A suplementação deste mineral por 10 a 14 dias é recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para todas as crianças durante e depois do episódio de diarreia, o que reduz a sua duração e gravidade. Outro benefício desta suplementação é a redução do risco de novos episódios de diarreia nos 2 a 3 meses seguintes e diminuição do risco de mortalidade por todas as causas em até 5 anos.
O Ministério da Saúde também recomenda que o zinco seja administrado para crianças com diarreia uma vez ao dia, durante 10 a 14 dias, na dose de 10 mg para crianças de até seis meses de idade e 20 mg para maiores de seis meses de idade.
O zinco atua diretamente sobre os microrganismos que causam diarreia e melhora a função intestinal levando à redução do risco desta afecção. Outra importante ação do zinco é atuar na maturação e ativação de células imunológicas, sendo, portanto, essencial para as respostas imunes que combatem os agentes causadores da diarreia.
Navegue em mais questões