A ação prioritária em um incidente de trauma é a avaliaçã...
Identificação de Emergências
Revisão:
A questão da letra A está errada: Pois não existe resolver o problema antes de chamar o socorrista.
Exemplos: imagina se for um caso gerado por mecanismos de troca de energia elétrica, ou coisa desse tipo primeiro, mais e claro que você deve ligar e pedir ajuda e verificar a segurança em primeiro lugar para você depois a vitima.
Questão B está corretíssima: Antes do atendimento da vítima,
A avaliação prévia da cena é fundamental e importante, pois uma vez através dessa medida é possível dimensionar os riscos existentes na cena, evitando até que a própria pessoa que presta o socorro acabe se tornando uma vítima.
Devemos seguir os 5 etapas na fase de avaliação da cena, a fim de se isolar os riscos e poder promover um socorro efetivo até a chegada de profissionais:
1º Segurança: É necessário verificar se a cena é segura para ser abordada, e assim procure tornar o ambiente adequando para o atendimento prévio, por exemplo, no caso de acidentes de transito, deve-se procurar improvisar um espaço para desviar o fluxo de veículos, sinalizando aos carros que vêm no sentido do problema ocorrido.
2º Cinemática: Verificar como se deu o acidente ou mal sofrido pela vítima, perguntando a ela, se estiver plenamente consciente, ou a pessoas próximas que testemunharam o ocorrido.
3º Bio- proteção: Deve-se procurar maneiras de evitar possíveis infecções através do contato direto com o sangue das vítimas, usando luvas cirúrgicas se possível, em situações adversas não deve-se abortar os procedimentos por falta de EPIs.
4º Apoio: Procure o auxilio de pessoas próximas da cena, para ajudar a dar espaço necessário para o atendimento prévio, chamar imediatamente o socorro especializado.
5º Triagem: Contabilizar a quantidade de vítimas envolvidas no acontecido e o estado de cada um das vítimas.
Navegue em mais questões