O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou encefálico é a doen...

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou encefálico é a doença que mais mata os brasileiros e a principal causa de incapacidade no mundo. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade. Sobre o AVC, analise as afirmativas a seguir.

I Entre os fatores de maior risco para o AVC, estão o sexo feminino, a raça branca e o uso de anticoncepcional.

II O AVC infantil pode ocorrer em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento.

III Os sinais de alerta mais comuns de um AVC incluem a assimetria da face, a fraqueza em um dos braços ou perna, a dificuldade de fala ou a dor de cabeça súbita.

IV Se houver rapidez no atendimento do AVC, o medicamento que dissolve o coágulo, no AVC isquêmico, pode ser dado aos pacientes até 6 horas do início dos sintomas, o que pode reduzir a probabilidade de sequelas.

Dentre as afirmativas, estão corretas

  • 04/04/2019 às 04:42h
    9 Votos

    Vamos ao resumo:


    Derrame cerebral: também chamado de: AVC


    O AVC ocorre quando há problema na irrigação sanguínea do cérebro causam a morte das células, o que faz com que parte do cérebro deixa de funcionar devidamente.


    Existem dois tipos principais de AVC:


    Na verdade o que é um AVCI


    É um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, ele é causado pela falta de sangue em uma aérea do cérebro por conta da obstrução de uma artéria.


    O AVCI quando não mata ele deixa seqüelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais freqüentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.


    Fatores de riscos para (AVCI), O mais conhecidos são idade ( mais freqüente quanto maior a idade), genética( História familiar de muitos casos de AVC ou de doenças cardíaca) tabagismo, sedentarismos, diabetes e aumento de colesterol ou triglicérides, ter doenças cardíacas, arritmia cardíaca ou infarto do coração prévio.


    Mais infelizmente, entretanto os jovens e adultos mais jovens que não tem nada disso, e até mesmo crianças, também podem ter um AVCI. Nestes casos ( em alguns caso de jovens e crianças).


    As causas mais freqüentes de AVCI, em jovens são as dissecções arteriais nas artérias do pescoço, o forame oval patente ou uso de medicações tóxicas ou drogas ilícitas, e casos de AVC relacionados a crises de enxaqueca.


    Causas: podem ser considerados modificável (como controlar mudanças no estilo de vida ou medicamentoso) ou não medicamentosos.


    Ex: O tabagismo, altas taxas de colesterol e triglicérides, sedentarismo e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e arritmias cardíacas são os principais fatores de risco. Pesquisar afirmar que pessoas com pressão alta têm quatro a seis vezes mais chances de terem um episódio de AVCI.


    Por que isso ocorre? Isso acontece por conta do enrijecimento dos vasos e aterosclerose, comuns em hipertensos, que pode levar à obstrução arterial


    Nos pacientes diabéticos também devem controlar as taxas de glicemia capilar e outros fatores de risco, pois o risco de isquemia é duas vezes maior se comparado ao de pessoas não diabéticas.


    Os sintomas são: Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade  para falar ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora. Os sinais acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados.


    O Diagnóstico:


    O diagnóstico e tratamento precoce dependem da rapidez com que o paciente procura o serviço de emergência capacitado para o atendimento de AVC, que deve contar com  equipe treinada e tomografia disponíveis horas por dia, 7 dias por semana.


    Vamos às questões:


     A questão I está errada: os fatores de riscos são para todos sem cor e nem idades exclusive eu citei na explicação sobre os fatores de riscos de crianças, jovens e adultos.


    Questão II está corretíssima: O AVC pode sim ocorre em lactentes, crianças e mesmo antes do nascimento infelizmente acontecer isso.


    Questão III esta corretíssima: Os sinais de alerta mais comuns de um AVC incluir sim a assimetria da face do paciente, e a fraqueza em um dos braços ou perna, também a dificuldade de falar ou dor de cabeça súbita.


    Questão IV está errada: Na verdade ela estaria quase correta se ele não mudasse alguns fotos. Vamos corrigir para ver como ficaria isso.


    Essa resposta do numero IV, tudo começaria pelo um bom Diagnóstico de Enfermagem junto com a da equipe médica, mais dependeria muito mais da família em trazer o paciente no momento ocorrido do AVC.


    O diagnóstico e tratamento precoce dependem rapidez com que o paciente procure o serviço de emergência capacitado para o atendimento de AVC, que deve contar com equipe treinada e tomografia disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.


    O tempo recomendado para o diagnóstico do paciente com AVC, da entrada no setor de emergência até a confirmação por exame de imagem (tomografia ou ressonância magnética) deve ser, no máximo, de45 minutos.


    A tomografia é mais utilizada pela rapidez, disponibilidade e falta de contraindicações para sua realização.


    Devem ser realizados também exames complementares, como eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom Doppler de carótidas, Doppler transcraniano e exames de laboratórios, com a finalidade de identificara causa da isquemia.


    Tratamento: O tratamento para a desobstrução das artérias consiste na administração de um tipo de medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo e normalizar o fluxo sanguíneo no cérebro. Esse tratamento deve ser aplicado em até 4 horas e 30 minutos do inicio dos sintomas, aumentando assim as chances de recuperação e minimizando as seqüelas e taxa de mortalidade.


    O médico pode também injetar o medicamento no interior do coágulo, para a destruição do trombo, por cateterismo cerebral.


    O procedimento, realizado em uma sala de hemodinâmica, deve ser feito em até 6 horas do início dos sintomas. Um cateter e introduzido na artéria femural (localizado na virilha), seguindo o fluxo das artérias até chegar à obstrução para aplicar o medicamento.


    Lembrando que existem cateteres que podem realizar a desobstrução da artéria sugando ou retirando o trombo ou coágulo de dentro do vaso. Nestes casos, chamados de terapia combinada, o medicamento pode ou não ser utilizado.


    Agora a noticia ruim para a população brasileira sofredora:


    O TRATAMENTO COM TROMBOLÍTICOS É UMA REALIDADE RECENTE, APROVADO DESDE 1995, É O ÚNICO DISPONÍVEL PARA ESTE TIPO DE ACIDENTE CEREBRAL.


    DEVIDO AOS SEUS CRITERIOS DE EXCLUSÃO, SENDO O PRINCIPAL O TEMPO DE 4 HORAS E 30 MINUTOS, SOMENTE PACIENTES SELECIONADOS RECEBM  ESTE TRATAMENTO.


     


    SE A PACIENTE MORA E SÃO PAULO E TIVE UMA SORTE DE CONSEGUIR ENTRA NO HOSPITAL EINSTEIN, 17% DOS PACIENTES COM AVCI RECEBM ESTE TRATAMENTO.


    INFELIZMENTE NO MUNDO, ESTE INDICE CAI PARA 1%


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis