Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em ...

Mariana, com setenta e seis anos de idade, apresenta, em atendimento hospitalar de emergência, forte dor precordial, em aperto, contínua, com irradiação para o pescoço, e leve tontura — segundo a paciente, há cerca de 30 min. Ela tem história de hipertensão arterial crônica e vem sendo acompanhada regularmente por seu cardiologista. No exame, Mariana encontra-se dispneica, agitada, com PA de 190 mmHg × 130 mmHg e oximetria de pulso em 92%.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Segundo o Protocolo de Manchester, Mariana deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor laranja —, devendo ser reavaliada pela enfermagem a cada 10 min até que receba atendimento médico.

  • 03/04/2019 às 10:42h
    15 Votos

    Segundo o Protocolo de Manchester, Mariana deverá ser classificada na triagem inicial como paciente em risco — cor vermelhar.


    Ezemplos:


    Vamos entende melhor essa questão do Protocolo de Manchester.


    Para garantir a segurança de todos os pacientes, muitos hospitais utilizam uma técnica de triagem adotada pelos enfermeiros conhecida por Protocolo de Manchester. De acordo com esse sistema, os pacientes são classificados por cores, conforme a gravidade do caso.


    Provavelmente vocês que estão lendo esse comentário já ouviu falar ou conhecer a técnica. Neste comentário estão reunidas algumas informações relevantes sobre a sua aplicação prática, que, sem duvidas, podem melhorar a gestão e a organização hospitalar. 


    Por que Protocolo de Manchester


    Essa técnica recebeu esse nome porque foi aplicada, pela primeira vez segundo informação na cidade de Manchester na Inglaterra em 1977. Desde lá, muitos outros países se tornaram adeptos a esse sistema de triagem. E no Brasil, os primeiros atendimentos com base na técnica ocorreram apenas em 2008, no estado de Minas Gerais. 


    Mas na prática como isso funciona?


    O Protocolo de Manchester criando no estado de Minas Gerais é um sistema de triagem que funciona com cinco cores:


    VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE E AZUL. Cada cor representa o grau de urgência no atendimento do paciente: 


    . VERMELHO: Para emergência, o paciente não pode esperar nenhum minuto.


    . LARANJA: O atendimento é muito urgente, a espera não poderá ultrapassar 10 minutos;


    . AMARELO: O atendimento é urgente, mas o paciente pode aguarda por um período de até 50 minutos;


    . VERDE: Pouco urgente, pode aguarda por até 120 minutos ou ser encaminhada para outros serviços de saúde.


    . AZUL: Não há urgência, o tempo de espera pode ser de até 240 minutos ou será encaminhado a outros serviços de saúde.


    Como e feito isso na prática hospitalar


    Quando o paciente chegar ao hospital, será aberto um prontuário médico. Em seguida, o paciente é encaminhado (a) a um enfermeiro (a) para a realização de uma avaliação do seu estado clínico, que deverá levar em consideração seus sinais vitais, dores, sintomas e outros indicadores.


    Feito a avaliação de enfermagem na triagem, o paciente receberá um pulseira com a cor que identificará a sua urgência no atendimento.


    A utilização desse protocolo e das técnicas utilizadas pelos profissionais permite que os atendimentos sejam realizados de maneira extremamente eficaz (se for corretamente empregados), tendo em vista, que nos serviços de saúde um minuto pode ser o diferencial para salvar uma vida.


    Isso porque, de acordos com o sistema, os pacientes são separados em níveis de urgência, permitindo que os casos graves tenham absolutamente prioridade no atendimento, e os menos graves, se não atendidos e encaminhados a outros serviços.


    Vale ressaltar que toda a equipe tem que ser treinadas para agir da mesma maneira com qualidade rapidez e segurança aos pacientes só depois colocar em pratica quando todo da equipe estiver preparado para seguir o Protocolo de Manchester.


    Quais as vantagens e desvantagem?


    As vantagem é que o método utilizado pelo hospital de Minas Gerais é um método de classificação do paciente e ainda funciona como u filtro no atendimento, evitando a superlotação nos hospitais, e sobretudo permitindo que o paciente tenha uma previsão de atendimento o que reduz sensivelmente o nervosismo e a ansiedade durante a espera,


    Os casos graves como a cor vermelhar será de emergência sempre não pode espera nenhum minuto.


    Toda a equipe já conhecer o protocolo e saberá como agir imediato ao atendimento. 


    As desvantagens: custo de preparatório dos funcionários e treinamentos contíno


    Custo da compras das pulserinhas


    Resultados mas agilidade no atendimento hospitalar, o atendimento garante uma maior satisfação aos seus usuários.


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis