João integra uma organização criminosa que, além de cont...
João integra uma organização criminosa que, além de contrabandear e armazenar, vende, clandestinamente, cigarros de origem estrangeira nas ruas de determinada cidade brasileira.
Materialidade = Cigarros de origem estrangeira
Autoria = João
Conduta = Tipo Penal Misto Alternativo = Como é formal, se consuma com a prática de pelo menos um dos núcleos que compõe o tipo
Elemento Objetivo no caso = Ação ( Teoria Naturalística ou causal - Claus Roxin )
Elemento Subjetivo = Dolo
Crime de perigo, e o Sujeito Passivo, que ostenta o Objeto Jurídico, é a coletividade ( Princípio da Intervenção mínima cumulado com o Princípio da Lesividade ).
Conduta reprovável.
Caso haja indício de transnacionalidade no crime de contrabando praticado, a competência para apurar e julgar o delito é da justiça federal e, se João estiver preso, a Polícia Federal deverá concluir o inquérito em até dez dias.
Procedimento Especial da Lei 11.343/06:
Primeiro passo - Prisão
Segundo Passo - A Autoridade Policial terá um prazo de 24 horas para concluir o APFD em conjunto com o laudo pericial ( perito competente + laudo: requisito de validade da prisão ), onde deverá ser apurada a Natureza e a quantidade da substância ilícita, para fins processuais e cálculo de pena, se condenado.
Terceiro Passo - Remessa dos Autos ao Juiz Competente ( Federal, no caso ).
Prazo de conclusão das diligências: 15 dias, podendo ser prorrogado em dobro, a pedido da Autoridade Policial, em face de dificuldade na elucidação do crime.
A questão fala 10 dias
ERRADO
Navegue em mais questões