Em relação aos princípios que regem o processo penal, af...
A) Incorreta: tais princípios não estão expressos na CF, embora o da imparcialidade do juiz decorra do princípio do juiz natural, este sim expresso na CF. Embora o princípio da imparcialidade não este expresso na CF, está expresso no Pacto de San José da Costa Rica, norma supralegal em nosso ordenamento.
B) Incorreta: o duplo grau de jurisdição também não esta expresso na CF, e os recursos mencionados não foram criados com a finalidade de garanti-lo, pois o duplo grau de jurisdição, previsto expressamente no Pacto de San José da Costa Rica, visa apenas garantir o reexame da causa por estância superio, não necessariamente o STF ou STJ.
C) Correta: trata-se do princípio da celeridade, previsto no art. 5º, inciso LXXVIII, da CF.
D) Incorreta: a motivação per relationem não tem previsão legal, embora seja admitida pela jurisprudência.
E) Incorreta: o art. 20 do CPP foi recepcionado, admitindo-se o sigilo, havendo que se distinguir o sigilo interno do externo. Sendo que quanto ao sigilo interno o STF editou sumula vinculante n. 14.
Navegue em mais questões