Durante julgamento em sessão plenária do Tribunal do Júri...

Durante julgamento em sessão plenária do Tribunal do Júri, Matheus foi condenado pela prática de crime de homicídio qualificado, reconhecendo os jurados que o crime foi cometido com recurso que dificultou a defesa da vítima. O oficial de justiça, após leitura da sentença pelo juiz presidente, levou a decisão ao réu e a sua defesa técnica, que foram intimados e manifestaram o interesse em recorrer exclusivamente em razão de considerarem inadequado o reconhecimento da qualificadora, por não estar amparada em qualquer prova produzida durante a instrução. Após apresentação de recurso unicamente com o argumento acima destacado, caberá ao Tribunal de Justiça, concordando com os argumentos defensivos:

  • 10/12/2019 às 11:48h
    0 Votos

    Art 593, III,d do CPP


    (Cabendo APELAÇÃO no prazo de 05 dias)


     

  • 09/02/2019 às 06:23h
    -2 Votos

    É necessário que o Tribunal distinga na sentença subjetivamente complexa do júri, a matéria de competência dos jurados, a qual é acobertada pela soberania dos vereditos, e a matéria de competência do juiz presidente, desprovida, pois, do atributo da soberania. Aos jurados compete decidir sobre a existência do crime de autoria delitiva, sobre a possível absolvição do acusado, bem como reconhecer as qualificadores, causas de aumento e de diminuição de pena. Já a fixação da pena, é de incumbência do juiz presidente. 


    Logo, com base no fundamento da alínea "d" do inciso III do art 593 do CPP, o Tribunal de Justiça (ou TRF), em grau de recurso de apelação, somente pode fazer o juízo reacindente, ou seja, cassar a decisão anterior, remetendo a novo julgamento, pois, do contrário, estaria violando a soberania dos veredictos. No caso em questão, como Matheus recorreu de uma qualificadora, matéria afeta à competência dos jurados, o Tribunal deve cassar a sentença, se for o caso, pra que ocorra novo julgamento.


    Todavia, quando estivermos diante de uma decisão do juiz presidente, o juízo ad quem poderá fazer não só o juízo rescindente como também o juízo rescisório, substituindo a decisão impugnada pela sua. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis