Sobre provas, considere: I. O juiz poderá admitir a util...

Sobre provas, considere:

I. O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório.

II. O documento feito por oficial público incompetente ou sem a observância das formalidades legais, sendo subscrito pelas partes, tem a mesma eficácia probatória do documento particular.

III. Se for arrolado como testemunha, o juiz da causa declarar-se-á suspeito, ainda que nada saiba sobre os fatos, por ficar demonstrado seu vínculo pessoal com a parte que o arrolou.

IV. O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

V. O juiz, apenas por ato de ofício, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato ou direito que interesse à solução da causa.

Está correto o que consta APENAS de

  • 19/07/2019 às 10:25h
    2 Votos

    Juiz arrolado como testemunha será impedido, e não suspeito.

  • 14/04/2021 às 08:35h
    0 Votos

    Comentários


    A questão cobra a literalidade de alguns dispositivos do CPC, relativos a provas. Vejamos assertiva por assertiva:


    assertiva A está correta, uma vez que reproduz literalmente o disposto no art. 372, do CPC:



    Art. 372.  O juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório.



    assertiva II também está correta, uma vez que se trata de cópia literal do art. 407, do Código de Processo:



    Art. 407.  O documento feito por oficial público incompetente ou sem a observância das formalidades legais, sendo subscrito pelas partes, tem a mesma eficácia probatória do documento particular.



    assertiva III, por outro lado, está incorreta, porque contraria o disposto no art. 452, I e II, do CPC. Primeiro, por falar em “suspeição”, ao invés de falar em “impedimento”. Segundo, por criar uma obrigação para o juiz que não existe na lei. Confiram:



    Art. 452.  Quando for arrolado como testemunha, o juiz da causa:


    I – declarar-se-á impedido, se tiver conhecimento de fatos que possam influir na decisão, caso em que será vedado à parte que o incluiu no rol desistir de seu depoimento;


    II – se nada soubermandará excluir o seu nome.



    assertiva IV está correta, conforme o art. 472, do Código:



    Art. 472.  O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.



    E a assertiva V está incorreta, uma vez que o juiz poderá inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa, por ato de ofício ou a requerimento das partes (art. 481, CPC):



    Art. 481.  O juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa.



    Estando corretas as assertivas I, II e IV¸ nosso gabarito só pode ser a alternativa D.


    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-direito-processual-civil-do-trt-15a-regiao/

  • 13/12/2019 às 04:16h
    0 Votos

    documento feito por oficial publico incopetente nao tem a mesma eficacia que um documento particular.Entao a ii estaria errada

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis