Julgue os itens a seguir, a respeito das ações no process...
Trata-se da classificação da tutela jurisdicional quanto às espécies de crises jurídicas, a saber:
a) Conhecimento
A tutela jurisdicional de conhecimento é dividida em três espécies:
Declaratória, que busca resolver uma crise de certeza;
Constitutiva, que busca resolver uma crise de situação jurídica;
Condenatória, que busca resolver uma crise de inadimplemento.
b) Executiva: busca resolver uma crise de satisfação.
c) Cautelar: busca resolver uma crise de perigo
AÇÃO DE CONHECIMENTO: A ação de conhecimento, também chamada de ação de cognição, é aquela na qual uma parte, acreditando ser detentora de um direito, formula um pedido que será apreciado pelo juiz, o qual dará provimento a uma parte em face da outra, ou seja, o juiz pronunciará a sentença dando razão a uma das partes e tirando-a da outra.
AÇÃO DE EXECUÇÃO: A ação de execução busca o cumprimento coercitivo de um direito reconhecido mediante uma decisão judicial ou pela legislação vigente.
AÇÃO CAUTELAR: A ação cautelar, que provoca o surgimento de um processo cautelar, tem por fim uma finalidade auxiliar e subsidiária frente às funções jurisdicionais de cognição e de execução. Essa função cautelar do processo é dirigida a assegurar, a garantir o eficaz desenvolvimento e o profícuo resultado das outras duas funções (execução e cognição), e concorre, por isso, mediatamente, ao atingimento do escopo geral da jurisdição. Com a ação cautelar não se compõe a lide e apenas se afasta o perigo de dano ao eventual direito subjetivo a ser tutelado jurisdicionalmente no processo principal.
Navegue em mais questões