Relativamente à gratuidade no processo civil, indique a a...
Há duas questões que corresponderiam à resposta correta: A e C.
Pode-se constatar tal afirmação por meio da leitura dos artigos a seguir:
Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.
§ 2o A concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
Art. 99. O pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado na petição inicial, na contestação, na petição para ingresso de terceiro no processo ou em recurso.
§ 4o A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.
§ 5o Na hipótese do § 4o, o recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.
- A.Ela compreende, dentre outros, as taxas judiciais, os depósitos exigidos para interposição de recurso ou propositura de ação e, ainda, os honorários de perito e advocatícios, inclusive aqueles decorrentes da sucumbência.
- C.No caso de assistência por advogado particular, a gratuidade não abrange o preparo de recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor daquele primeiro.
Art. 99, CPC:
§4° A assistência do requerente por advogado particular não impede a concessão de gratuidade da justiça.
§5° Na hipótese do §4°, o recurso que verse exclusivamente sobre valor de honorários de sucumbência fixados em favor do advogado de beneficiário estará sujeito a preparo, salvo se o próprio advogado demonstrar que tem direito à gratuidade.
Cuidado com a natureza da gratuidade! Trata-se de suspensão da cobrança pelo prazo de 5 anos (similar a prescrição da dívida ativa). Portanto, a gratuidade não tem natureza de isenção. Se o beneficiário da gratuidade vier a constituir patrimônio dentro do prazo prescricional ele poderá ser executado!
Navegue em mais questões