Em cada um dos itens que se seguem, apresenta-se uma situ...

Em cada um dos itens que se seguem, apresenta-se uma situação hipotética relacionada à aposentadoria por invalidez, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Tomé já havia contribuído para a previdência social durante 28 anos quando foi acometido de uma doença profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, após ter recebido o auxílio-doença por quatro anos. Nessa situação, depois de receber por três anos a aposentadoria por invalidez, Tomé poderá requerer a conversão do beneficio em aposentadoria por tempo de contribuição.

  • 22/02/2019 às 11:26h
    47 Votos

    Certo


    Auxílio doença e aposentadoria por invalidez contam para fins de contribuição, exceto para fins de carência.

    28 anos de contribuição + 4 anos foram auxilio-doença + aposentadoria por invalidez = a 35 anos de contribuição.

    QUAL SERIA A VANTAGEM PARA TOMÉ, UMA VEZ QUE AMBAS AS APOSENTADORIAS SÃO CALCULADAS COM 100% DO SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO?

    I - TOMÉ NÃO PRECISARIA MAIS SE SUBMETER, A CADA 02 ANOS, A PERÍCIA MÉDICA DO INSS, POIS ESTARIA AGORA APOSENTADO POR TEMPO DE CONTRBUIÇÃO;

    II - CASO ELE QUISESSE VOLTAR AO TRABALHO, PODERIA FAZÊ-LO SEM PERDER A APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. SE TOMÉ VOLTASSE A TRABALHAR, DE FORMA VOLUNTÁRIA, ENQUANTO ESTIVESSE APOSENTADO POR INVALIDEZ PERDERIA SUA APOSENTADORIA.


    ENTÃO, É SÓ VANTAGENS!

  • 20/01/2019 às 01:20h
    13 Votos

    Os tempos de inatividade do segurado, que esteja em gozo de benífio, são contabilizados para efeito de contribuição, ou seja, mesmo que não esteja trabalhando, mas em gozo de benefício, esse tempo serve como tempo de carência(contribuição). 

  • 20/01/2019 às 01:21h
    11 Votos

    Tomé. Pode fazer a conversão, mas não adquirir as duas aposentadorias conjuntamente. 

  • 04/03/2019 às 08:43h
    6 Votos

     Concordo que são vantagens, mas precisamos lembrar da incidência do fator previdenciário na aposentadoria por tempo de contribuição, observando a regra de pontos que desde do final de 2018 passou a ser 96\86, qual não incide o fator previdenciário.

  • 17/04/2021 às 03:20h
    -3 Votos

    MAS ISSO NAO A DESAPOSENTAÇÃO? 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis