A respeito dos crimes militares em tempo de paz, julgue o...

A respeito dos crimes militares em tempo de paz, julgue os itens subsequentes. Situação hipotética: Durante a formatura em determinada unidade militar, na presença da tropa, um sargento desacatou o comandante da subunidade a qual pertencia. Assertiva: Nessa situação, a pena prevista para o crime de desacato a superior será agravada em razão da pessoa ofendida.

  • 14/12/2018 às 07:38h
    12 Votos

    Importante ressaltar que a questão realca a informação que, sargento desacatou o comandante da subunidade a qual pertencia. Desta forma não se caracteriza como qualificador, poís há necessidade de ser contra o comandante da unidade que pertence o agente ativo.
    Art. 166- Código Penal Militar.Parágrafo único. Se o fato é praticado contra o comandante da unidade a que pertence o agente, oficial-general, oficial de dia, de serviço ou de quarto, a pena é aumentada da metade.

  • 02/03/2019 às 06:47h
    2 Votos

    Sim, porém me gera a dúvida pois existe nas instituições Subunidades isoladas onde no caso da questão poderia ser o comandante, sendo assim, a questão estaria certa. Vejo que o erro possa cair sobre a afirmação que será agravada em razão da pessoa ofendida enquanto poderia ser em razão da função.

  • 10/09/2020 às 12:39h
    0 Votos

    A questão segue-se descrita conforme afirma o contexto sobre agravamento de pena de desacato contra superior. Entendo que, neste caso, o erro possa se referir ao fato da questão afirmar que a agravante se refere à pessoa do cmt. Outrossim, deveria ser agravada se o desacato fosse contra o superior, cmt, no tocante ao seu posto, cargo. Pois existem comandantes em regiões, Batalhões de Area, unidades, subunidades, como tbm de pelotões operacionais. Comandante é o cargo, a autoridade a qual o superior está investida.

  • 19/06/2020 às 01:19h
    0 Votos

    Art. 160, p.u.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis