Pretendendo causar unicamente um crime de dano em determ...

#Questão 745310 - Direito Penal, Crimes Contra a Vida, FGV, 2018, excluir, Advogado (XXVI Exame de Ordem Unificado)

Pretendendo causar unicamente um crime de dano em determinado estabelecimento comercial, após discussão com o gerente do local, Bruno, influenciado pela ingestão de bebida alcoólica, arremessa uma grande pedra em direção às janelas do estabelecimento. Todavia, sua conduta imprudente fez com que a pedra acertasse a cabeça de Vitor, que estava jantando no local com sua esposa, causando sua morte. Por outro lado, a janela do estabelecimento não foi atingida, permanecendo intacta. Preocupado com as consequências de seus atos, após indiciamento realizado pela autoridade policial, Bruno procura seu advogado para esclarecimentos.

Considerando a ocorrência do resultado diverso do pretendido pelo agente, o advogado deve esclarecer que Bruno tecnicamente será responsabilizado pela(s) seguinte(s) prática(s) criminosa(s):

  • 26/08/2019 às 06:51h
    16 Votos

    Jederson, isso não está na questão. Isso é uma ideia sua.
    Talvez ele não soubesse que tinha alguém dentro do estabelecimento. Ele poderia estar sozinho enquanto jantava, podem ser n fatores. Se a questão dissesse que: "Vitor, sabendo que haviam pessoas jantando, e sem se preocupar em acertá-las ou não, arremessa a pedra", aí sim, seria dolo eventual, mas também tem que cuidar com o "Vitor, sabendo que haviam pessoas no local, e acreditando que não as acertaria, arremessa a pedra", nesse caso seria culpa consciente.
    Digo, só dar pra se ater ao explícito.

  • 18/12/2020 às 05:00h
    6 Votos

    Alo voce, guerreiro (a), sem mais delongas, permita-me:


    Art. 74, CP Fora dos casos do artigo anterior, quando, por acidente ou erro na execução do crime, sobrevém resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato é previsto como crime culposo; se ocorre também o resultado pretendido, aplica-se a regra do art. 70 deste Código.  


     


    ABERRATIO CRIMINIS: PESSOA / COISA


    Simples e direto, selva.

  • 01/06/2019 às 07:03h
    4 Votos

    Deveria ser dolo eventual, pois sabia que tinha pessoas jantando ali, pois ele estava no estabelecimento, tanto que discutiu com o gerente. Se vc assume o risco, é dolo eventual e não culposo. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis