Acerca dos crimes contra a incolumidade pública, julgue o...

Acerca dos crimes contra a incolumidade pública, julgue os itens que se seguem. Situação hipotética: Após anos de trabalho como auxiliar de enfermagem, Marcos abriu um consultório médico e passou a realizar consulta, a ministrar medicamentos aos seus pacientes e a realizar pequenas intervenções cirúrgicas. Assertiva: Nessa situação, Marcos pratica o crime de exercício ilegal da profissão.

  • 21/02/2019 às 09:57h
    39 Votos

    CESPE, sua linda, rs.


    A questão fala acerca dos crimes contra a incolumidade pública, logo devemos levar em consideração o rol de crimes que estão enquadrados.


    Neste caso específico a banca nos induz a pensar no: Capítulo III, Art.282 – Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica.


    Eis o momento que leva o candidato ao erro, marcando a questão como correta. Mas este artigo faz referência aos médicos; dentistas e farmacêuticos, ou seja, sua aplicação é para estes profissionais.



    • 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

    • Pena - detenção, de seis meses a dois anos.


     


    Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.


     


    E nos induz novamente ao erro pois coloca uma profissão semelhante/equiparada (auxiliar de enfermagem), mas como a lei só faz referência aos citados, este seria resolvido no âmbito civil, caso vá para a esfera penal, será resolvida com base na Lei das Contravenções Penais3688/41:


     



    • 47.Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:

    • Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis.


     


    Logo, Marcos NÃO pratica o crime de exercício ilegal da profissão.


    Pegadinha do CESPE da interpretação da lei.

  • 02/01/2019 às 06:45h
    30 Votos

    Exercício ilegal da profissão ou atividade não é crime, mas sim uma contravenção penal, prevista no art. 47 da lei de contravenções.


    Marcos realizou um crime, sim, mas o de exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica, previsto no art. 282 do CP. 


    Questao errada. 

  • 14/10/2020 às 11:52h
    2 Votos

    Acredito que nesta questão, o CESP fez uma "pegadinha" histórica.


    A seu estilo, contou uma história longa e cheia de detalhes apenas para induzir ao erro o candidato, uma vez que na realidade, queria apenas saber se o candidato sabe a difenrença entre crime e contravenção penal.


    O exercício ilegal de profissão não é um crime, como o CESP afirma, mas sim uma contravenção penal.


    Acredito que tenha sido este o intúito do CESPE.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis