Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre ...
A AIJE, de natureza cívil-eleitoral, tem como finalidade provar que os princípios igualitários que devem nortear um pleito foram violados. Através dessa ação, será investigado e apurado o uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade ou a utilização indevida dos veículos ou meios de comunicado social, em benefício de candidato ou partido político (final do art. 22 da LC 64/90).
Tem por objetivo punir com multa e cancelamento do registro, dos candidatos ou quem os auxiliem, que abusem do poder econômico ou político ou, ainda, usem de forma ilegal o cargo (ou emprego público) ou meios de comunicação em prol dos candidaturas. Caso seja julgada procedente, terá por consequência a declaração de inelegibilidade do candidato e de quantos participarem do ilícito.
Vide lei complementar 64/1990, arts 19 e 22.
Art, 14, p9º da CF: § Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 4, de 1994)
A lisura não se dá mediante proteção do eleitor, mas sim, com a proteção da probidade administrativa, a moralidade para exercício de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições.
Navegue em mais questões