Suponha que o Chefe do Executivo tenha editado decreto re...

Suponha que o Chefe do Executivo tenha editado decreto reestruturando determinada Secretaria de Estado. Nos termos do referido decreto, operou-se a concentração de atribuições em determinados órgãos da Pasta, com a correspondente redução em outros. Além disso, o ato extinguiu cargos vagos, efetivos e de livre provimento. Referido decreto foi contestado judicialmente pelos servidores, sustentando que o mesmo não encontra base legal, extrapolando, assim, os limites do poder regulamentar conferido ao Chefe do Executivo. Considerando as competências constitucionalmente estabelecidas, conclui-se corretamente que a edição do referido ato afigura-se juridicamente

  • 27/02/2019 às 04:48h
    14 Votos

    Item B correto: quando o Chefe do Executivo, quando reestruturou determinada Secretaria, concentrando as funções de um órgão no outro, não houve aumento de despesa. A despesa continuou sendo a mesmo, pois somente houve a concentração de duas funções em uma. Além disso, extinguir cargos públicos ou funções quando vagos, também pode ser feito por meio de decreto autônomo. Art. 84, inciso VI, alíneas "a" e "b" da CF. 

  • 10/05/2020 às 02:35h
    4 Votos

    Essa questão não poderia ser anulada ?


    " Extinguiu cargos vagos, efetivos e de livre nomeação"


    Pela forma que foi escrito , a questão diz que 3 tipos de cargos foram excluídos .


    Se quisesse dizer que os apenas vagos foram excluídos deveria ter 2 pontos na frente de " cargos vagos "

  • 30/08/2021 às 09:59h
    0 Votos

    "o ato extinguiu cargos vagos, efetivos e de livre provimento."


    Cargos vagos (gênero), efetivos e de livre provimento (espécie)


    Essa foi uma questão multidisciplinar em que exigia conhecimento da lingua portuguesa também. (detalhe da vírgula após "vagos"), ela poderia induzir o candidato a erro por considerar a afiirmação como uma sequência.


     

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis