Assinale a alternativa correta a respeito das funções es...

Assinale a alternativa correta a respeito das funções essenciais da Justiça.

  • 31/03/2020 às 12:24h
    5 Votos

    A - CORRETA - §2º DO ARTIGO 128 CF/88;


    B. Os membros do Ministério Público gozam da garantia da vitaliciedade, após DOIS anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado.


    C. A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado- Geral da União,  DE LIVRE NOMEAÇÃO pelo Presidente da República dentre CIDADÃOS, maiores de trinta e cinco anos de idade, DE NSJ e RI.


    D. Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da FAZENDA NACIONAL, observado o disposto em lei.


    E. São garantias institucionais da Defensoria Pública a irredutibilidade de vencimentos, a independência funcional e ESTABILIDADE após três anos de efetivo exercício.

  • 08/02/2019 às 10:06h
    3 Votos

    Art. 128. O Ministério Público abrange:


     I -  o Ministério Público da União, que compreende:


                a)  o Ministério Público Federal;


                b)  o Ministério Público do Trabalho;


                c)  o Ministério Público Militar;


                d)  o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;


            II -  os Ministérios Públicos dos Estados.


        § 1º O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução.


        § 2º A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal.


        § 3º Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.


        § 4º Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territórios poderão ser destituídos por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.


        § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:


            I -  as seguintes garantias:


                a)  vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;


                b)  inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa;


                c)  irredutibilidade de vencimentos, observado, quanto à remuneração, o que dispõem os arts. 37, XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;


            II -  as seguintes vedações:


                a)  receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;


                b)  exercer a advocacia;


                c)  participar de sociedade comercial, na forma da lei;


                d)  exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;


                e)  exercer atividade político-partidária, salvo exceções previstas na lei.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis