À luz do que disciplina a Constituição Federal sobre a or...
Alternativa A) os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por meio de emenda à Constituição.
Errada: por meio de Lei complementar (Art. 18, 3º, CF)
Alternativa B) a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
Correta (art. 18, 4º, CF)
Alternativa C) poderão ser instituídas pela União, mediante lei complementar, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
Errado. Compete aos Estados (art. 25, 3º, CF)
Alternativa D) no âmbito da legislação concorrente, inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados não poderão exercer sua competência legislativa suplementar.
Errado. Não havendo normar gerais (que são estabelecidas pela União), os Estados exercerão competencia legislativa plena, para atender as suas peculiaridades). A superveniencia de Lei federal SUSPENDE a eficácia da lei estadual no que lhe for contrário
Alternativa E) compete aos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte intermunicipal, que tem caráter essencial.
Errada. Compete sim aos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte COLETIVO, que tem caráter essencial (art. 20, V, CF)
Navegue em mais questões