A respeito de danos causados a particular por agente públ...

A respeito de danos causados a particular por agente público de fato (necessário ou putativo), julgue os itens a seguir. Em razão do princípio da proteção da confiança, quando o dano for causado por funcionário público putativo, o Estado não responderá civilmente perante particulares de boa-fé.

  • 27/12/2018 às 11:45h
    24 Votos


    O estado sempre responde pelos atos de seus agentes, é a indenização per saltum onde a Vitma demanda o Estado, e o Estado demanda o Agente público

  • 12/06/2019 às 03:38h
    17 Votos

    GABARITO: Errado


     


     


     


     


     


    Agente Público Putativo ou Agente Público de Fato: neste caso a pessoa está de boa-fé e possui aparência de legitimidade, ou seja, aparentemente a pessoa é um Agente Público, porém falta algum elemento (está presente um defeito jurídico).


     


     


     


     


     


    Por exemplo, João teve aprovação em um concurso público para Magistrado e passa a exercer o cargo, entretanto, verificou-se mais adiante que ele foi reprovado em uma matéria na graduação, da qual não possuía conhecimento. Assim, ele possui aparência de legitimidade, mas está presente o defeito jurídico, qual seja a reprovação na graduação.


     


     


     


     


     


    Nestes casos, o Estado é responsável pelos danos que este Agente Público Putativo vier a causar enquanto exercer a qualidade de agente público. Nota-se que os atos praticados por este Agente são válidos, cabendo à responsabilidade ao Estado.


     


     


     


     


     


    Fonte: Aulas do Profº Erick Alves

  • 12/06/2019 às 03:41h
    9 Votos

    Mas o que são agentes putativos?


     


    São os que desempenham uma atividade pública na presunção de que há legitimidade, embora não tenha havido investidura dentro do procedimento legalmente exigido. É o caso, por exemplo, do servidor que pratica inúmeros atos de administração, tendo sido investido sem aprovação em concurso.


     


    Por exemplo: Cabeção tem o sonho de ser Bombeiro, no entanto, de tanto estudar para o cargo e não ser aprovado acabou enlouquecendo, no entanto, certa manha ele veste seu macacão de bombeiro comprado na feira dos 100 e pega um voo para Xanxerê, e lá exerce com maestria o serviço de bombeiro. Dessa forma, Cabeção pode ser considerado um agente putativo.


     


    Mas os moradores que ajudaram no socorro? São o que afinal?


     


     Eles são nomeados agentes necessários, pois são aqueles que praticam atos e executam atividades em situações excepcionais, como, por exemplo, as de emergência, como no caso de xanxerê, em colaboração com o poder Público e como se fossem agentes de direito.

  • 31/01/2020 às 01:08h
    5 Votos

    O cara tá ali no lugar que ficaria um servidor, fazendo coisas que um servidor faz ... como é que o Estado não iria se responsabilizar por isso?.claro que vai!. 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis