A administração indireta é o conjunto das entidades que, ...

A administração indireta é o conjunto das entidades que, vinculadas a um ministério, prestam serviços públicos ou de interesse público. Sua existência se baseia no princípio de descentralização ou distribuição de competências e atividades. Compõem a administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista. Sobre elas, avalie as seguintes afirmativas.

I. Autarquia: o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Por exemplo, são autarquias o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia.

II. Empresa Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criada por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por força de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma empresa pública.

III. Sociedade de Economia Mista: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. Por exemplo, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Eletrobrás são sociedades de economia mista.

IV. Fundação Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. Por exemplo, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação pública.

Pode-se afirmar que:

  • 26/04/2019 às 05:36h
    7 Votos

    No caso da Sociedade de economia mista o certo não seria que elas são autorizadas por lei e não criadas ?

  • 10/09/2019 às 11:37h
    3 Votos

    Pra começar as alternativas II e III estão incorretas, pois as respectivas entidades são autorizadas por lei e não criadas por lei como afirma o texto, além disso, também não concordo com as alternativas I e IV, logo para mim a resposta correta seria Todas estão incorretas, letra E

  • 20/06/2020 às 09:23h
    2 Votos

    Questão altamente passível de correção. Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista não são criadas por lei, mas autorizadas.

  • 15/04/2019 às 09:30h
    2 Votos

    Todos os 3 primeiros itens estão corretos. O item IV está errado pois deveria ser: "Fundação Pública: a entidade dotada de personalidade jurídica de direito público OU privado".

  • 08/07/2019 às 03:23h
    1 Votos

    EP e SEM são autorizadas por lei e n criadas. Apenas uma estaria correta.


     

  • 07/11/2019 às 10:41h
    1 Votos

    Acredito que o erros da questão ou das alternativas está em afirmar que a sociedade de economia mista e empresa pública são criadas por lei o que seria uma inverdade , visto que somente a autarquia é criada diretamente por lei, as demais são autorizadas , além de necessitarem de estatutos definindo sua área de atuação ( se privado ou público ) ja que as S.E.M e E.M quando não desempenharam atividade econômica e sim prestarem serviços de caráter público terão tratamento diferenciado ( provinientes de direito público)

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis