A respeito do controle da administração indireta, julgue ...

A respeito do controle da administração indireta, julgue os itens subsequentes. Mesmo os atos de natureza privada praticados por fundações públicas não escapam ao controle especial pela via do mandado de segurança e da ação popular.

  • 20/05/2019 às 06:32h
    20 Votos

    Por Lucas de Sá Sousa


    Gabarito: Errada


    Mesmo os atos de natureza privada praticados por fundações públicas não escapam ao controle especialpela via do mandado de segurança e da ação popular.


     


    Art. 1, § 2o da Lei 12.016/2009 -  Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão (atos privados) comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público. 


     


    A doutrina equipara atos de gestão a atos de cunho privado visto que a AP atua se utilizado de suas prerrogativas, atributos do ato administrativo, estão em pé de igualdade com administrado 


      


    Os atos de gestão não possuem o requisito da supremacia, por isso são meros atos da administração e não atos administrativos, sendo que a Administração e o Particular encontram-se em igualdade de condições, em que o ato praticado não se submete aos princípios da atividade administrativa, tampouco exercido no exercício de função pública, não se vislumbrando ato de autoridade.


     


    Sob este enfoque preconiza a doutrina que: Atos de gestão são os que a Administração pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatários. Tal ocorre nos atos puramente de administração dos bens e serviços públicos e nos negociais com os particulares, que não exigem coerção sobre os interessados. (in Direito Administrativo Brasileiro, 31ª Edição, pág. 166, Hely Lopes Meirelles).


     


    Notem, neste caso, que não caberia o Mandado de segurança diante desta hipotese. 


      


    Exemplo: A imposição de multa decorrente de contrato ainda que de cunho administrativo não é ato de autoridade, posto inegável ato de gestão contratual. Precedentes jurisprudenciais: AGRG RESP 1107565, RESP 420.914, RESP 577.396

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis