No tocante ao controle da administração pública, julgue o...

No tocante ao controle da administração pública, julgue os itens seguintes. A supervisão ministerial exercida sobre as autarquias é exemplo de controle administrativo hierárquico.

  • 20/12/2018 às 11:23h
    39 Votos

    ERRADO


    O controle Adm. hierarquico ocorre quando ambos encontram no mesmo poder e administração. No caso exposto o Ministério está na adm. direta e as autarquias estão na adm. indireta. Ex: Ministério da educação tem em sua pauta as Universidades Federais (autarquias). Isso é um controle interno vinculado e não hierarquico.

  • 25/02/2019 às 05:37h
    32 Votos

    A supervisão ministerial é aplicável nas entidades da administração indireta vinculadas a um Ministério. Não é a mesma coisa que subordição; trata-se de controle finalístico. 

  • 06/05/2019 às 04:50h
    8 Votos

    A supervisão ministerial exercida sobre as autarquias é exemplo de controle finalístico que é o controle exercido pela Administração direta sobre as pessoas jurídicas integrantes da Administraçaõ Indireta. 

  • 10/05/2019 às 03:10h
    6 Votos

    As autarquias possuem personalidade jurídica própria. O controle hierárquico é realizado entre órgãos que integram uma mesma pessoa jurídica.

  • 03/05/2019 às 02:05h
    3 Votos

    Exemplo: a União controla, por meio de seu respectivo ministério, a meta de inflação  (finalidade) que o Banco Central deve seguir. Controle de  finalidade = Controle finalístico  (mesmo que controle por vinculação ou C. ministerial). 

  • 25/02/2021 às 11:01h
    3 Votos

    – o controle ministerial é o exercido pelos Ministérios sobre os órgãos de sua estrutura administrativa e também sobre as pessoas da Administração Indireta federal. Naquele caso o controle é interno e por subordinação e neste é externo e por vinculação. Quando se exerce sobre as entidades da administração descentralizada recebe a denominação específica de supervisão ministerial, prevista no Decreto-Lei 200/67, que em seu art. 19 diz que “todo e qualquer órgão da administração federal, direta ou indireta, está sujeito à supervisão do Ministro de Estado competente”. Em relação ao teor dessa lei, a expressão supervisão ministerial, que parece abranger administração direta e indireta, é mais empregada no sentido do controle que a União, através dos Ministérios, exerce sobre as pessoas descentralizadas federais.


     


    Vá e Vença.  Deus é top! 

  • 10/01/2021 às 12:36h
    2 Votos

    Controle quanto a amplitude.


    Hierarquico = Decorre do escalonamento vertical na ADM Direta ou Indireta, o orgao superior controlando o orgão inferior. (Relação de suborndinação)


    Finalistico = Controle exercicdo pela ADM Direta sobre a ADM Indireta, como resultado da Descentralização ADM.(Relação de vinculação, não há na ADM Indireta reção de subordinação.)

  • 01/02/2019 às 07:37h
    0 Votos

    Nessa situação não existe uma subordinação, existe uma vinculação. Existe um controle ministerial, tutela, com o intuito de averiguar se as autarquias não deixaram ou continuam a exercer as funções a elas confiadas.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis