Determinado município pretende implantar uma unidade bási...
a) ERRADO! Apenas na concessão de uso é cabível o instituto do contrato nas demais formas de utilização do bem público por particular é ato administrativo unilateral.
b) ERRADO! O convênio é o acordo firmado por entidades políticas de qualquer espécie ou entre elas e particulares p ara realização de objetivos de caráter comum, recíprocos. O convênio nesse caso seria permitido mas esse não seria o único instituto poderia ser feito por meio da permissão de uso.
c) CERTO! A permissão de uso é Ato administrativo unilateral, discricionário, precário (pode ser revogado a qualquer tempo) e, como regra sem prazo de duração pelo qual o Poder Público consente que determinado indivíduo utilize bens público de modo privativo, atendendo primordialmente a seu próprio interesse precedida quase sempre de licitação e de importância para o interesse público.
d) ERRADO! A ocupação temporária é um direito não-real do Poder Público usar transitoriamente imóveis privados, como meio de apoio para execução de obras e serviços públicos.
e) ERRADO! A Administração Pública (União, Estado e Município) pode realizar a doação de imóvel, porém, mediante Lei Autorizativa e com possibilidade de reversão do bem para a Administração Pública no caso de descumprimento da finalidade do imóvel. A Administração pode fazer doações de bens móveis e imóveis desafetados do uso público, e comumente o faz para incentivar construções e atividades particulares de interesse coletivo. “Essas doações podem ser com ou sem encargos e em qualquer caso dependem de lei autorizadora, que estabeleça as condições para sua efetivação, de prévia avaliação do bem a ser doado e de licitação.”
Existe outra modalidade de ocupação de bem público como por exemplo a permissão de uso.
FONTE: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/aaf9bd10-2c
Navegue em mais questões