Um servidor público municipal e chefe de um determinado ...

Um servidor público municipal e chefe de um determinado setor emitiu um ofício aos seus subordinados, em caráter oficial, contendo normas administrativas para a organização mais eficiente no trabalho. O ato administrativo emitido classifica-se como

  • 03/05/2019 às 06:27h
    13 Votos



    • A)normativo: 1.sem destinatários determinados,(é pra todo mundo)2.comandos gerais e abstratos 3. reculamneta e complementa.Ex- decretos e instrução normativas 

    • B)Enunciativo: 1.Juiz de valor, opnião ou fato 2.sem manifestação de vontade Ex- atestados,certidão,parecer e apostila/averbação.

    • C)negocial:particula precisa da anuência da administração (NÃO sÃO- imperativos, coecitivos e autoexecutórios) Ex-lincença e autorização 

    • D)Ordinatório:atos internos,poder hierarquico (Ex-circulares internas,ordens de serviços e portaria )

    • E)Determinante:



     

  • 04/03/2019 às 04:05h
    7 Votos

    Atos ordinatórios são aqueles que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional dos seus agentes, representando exercício do poder hierárquico do Estado, ex: Portarias, Instrução, Aviso, Circular, etc. 

  • 22/01/2019 às 09:47h
    6 Votos

    São os atos de efeito interno. Em regra, não obriga particulares tampouco outro servidor não subordinado a quem expediu o ato.


    São instrumentos utilizados pela Administração em seu cotidiano.

  • 01/08/2019 às 04:23h
    1 Votos

    Atos Ordinatórios: São os que visam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes; emanam do poder hierárquico; só atuam no âmbito interno das repartições e só alcançam os servidores hierarquizados à chefia que os expediu; dentre os atos ordinatórios merecem exame:


     



    1. a) Instruções: são ordens escritas e gerais a respeito do modo e forma de execução de determinado serviço público, expedidas pelo superior hierárquico com o escopo de orientar os subalternos no desempenho das atribuições que lhes estão afetas e assegurar a unidade de ação no organismo administrativo.


     



    1. b) Circulares: são ordens escritas, de caráter uniforme expedidas a determinados funcionários incumbidos de certo serviço, ou de desempenho de certas atribuições em circunstâncias especiais.


     



    1. C) Avisos: são atos emanados dos Ministros de Estado a respeito de assuntos afetos aos seus ministérios. Têm a mesma natureza das instruções. É, também, a denominação que se dá à comunicação entre Ministros.


     



    1. d) Portarias: são atos administrativos internos pelos quais os chefes de órgão, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para função e cargos secundários.


     



    1. e) Ordens de Serviço: são determinações especiais dirigidas aos responsáveis por obra ou serviços públicos autorizando seu início, ou contendo imposições de caráter administrativo, ou especificações técnicas sobre o modo e forma de sua realização.


     



    1. f) Ofícios: são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores e entre Administração e particulares.

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis